Apresentações de Relatórios de Gestão marcam semestre na Comissão de Saúde

Em 04/07/2017
-A A+

Apresentações de balanços positivos foram destaque na Comissão de Saúde e Assistência Social no primeiro semestre de 2017. O Relatório de Gestão do Primeiro Quadrimestre do ano foi apresentado ao colegiado pelo secretário estadual de Saúde, Iran Costa, no final de junho. De janeiro a abril, Pernambuco investiu 958 milhões de reais em ações da pasta. O valor representa 15% do total das despesas liquidadas no período. O percentual é maior do que o repasse obrigatório de 12%, estabelecido em lei federal.

A presidente do colegiado, deputada Roberta Arraes, do PSB, afirma que os dados demonstram o compromisso de Pernambuco com a área da saúde. Ela ressaltou que os debates sobre o tema vão continuar a ser prioridade ao longo do ano. “O estado de Pernambuco desponta como um dos melhores estados do Nordeste, investindo além do limite concedido pela lei. Para o segundo semestre, se Deus quiser, nós iremos fazer muito mais reuniões para que a gente possa ter mais frutos positivos. Tenho certeza que isso irá avançar muito mais.”

Ainda como destaque do semestre, a deputada citou mais duas audiências públicas. Em maio, a comissão debateu a proposta de regulamentar as feiras de produtos orgânicos, apresentada pelo ex-deputado Miguel Coelho. No mesmo mês, o colegiado se reuniu para verificar o Relatório de Gestão referente ao último quadrimestre de 2016. Ao longo do semestre, 19 proposições receberam pareceres favoráveis. Outras oito aguardam apreciação no retorno das atividades legislativas, em agosto. Entre os projetos que vão ser discutidos, está o que normatiza atividades pertinentes a farmácias e ao profissional da área, como aplicação de medicamentos injetáveis e até mesmo vacinas.